Notícia - Dieese publica estudo sobre Convenções Coletivas no primeiro semestre de 2020

Com a pandemia do novo coronavírus os sindicatos estão focando as negociações na criação de cláusulas de proteção ao emprego e a saúde do trabalhador.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicou balanço das negociações coletivas no primeiro semestre de 2020 mostrando como as entidades sindicais se portaram nesse período.

O estudo do Dieese mostra que no primeiro semestre de 2020, o número de cláusulas sobre reajustes salariais foi 28% menor ao negociado no mesmo período de 2019.

A queda no número de registros ocorreu em todas as datas-bases do primeiro semestre principalmente em abril (41%) e maio (39%).

Nesse período não houve queda nos registros de convenções coletivas, quer dizer que as negociações ficaram restritas a ter cláusulas de proteção dos trabalhadores no momento de pandemia e manter as convenções anteriores.

Confira o estudo completo aqui.


Fonte:  Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo - 18/08/2020


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.