Notícia - Categoria Aeroviária de Guarulhos, Porto Alegre e Recife dizem não à Latam

No início de janeiro de 2020, com a Campanha Salarial 2019-2020 encerrada, representantes da Latam se reuniram com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT), que representa os sindicatos de Guarulhos, Porto Alegre e Recife, apresentando uma nova proposta para ser encaminhada à toda categoria.

Os sindicatos filiados à Fentac tem como prerrogativa o diálogo e, por isso, não se negou a levar aos aeroviários e aeroviárias a nova proposta.

Com isso, no dia 16 de janeiro, foram realizadas durante o dia, nos períodos da madrugada, manhã, tarde e noite, assembleias com as trabalhadoras e trabalhadores, sendo apresentada a proposta da companhia e colocado em regime de votação.

A nova proposta foi rejeitada pela maioria dos aeroviários e aeroviárias que a Fentac tem representação, Guarulhos, Porto Alegre e Recife. Confira os números: em Guarulhos, a proposta foi rejeitada por 75,6%, em Porto Alegre, 76,5% e, em Recife, 74,1%, determinando assim, o fim de qualquer possibilidade de abrirmos nova negociação com a Latam para Campanha Salarial 2019-2020.

A categoria entendeu que a proposta da Latam é muito ruim para todos trabalhadores e trabalhadoras. Na próxima campanha salarial, a entidade espera que a Latam não se utilize de fakenews (notícias falsas) ou terrorismo. De acordo com a entidade,  nos sindicatos filiados à federação "são os trabalhadores e trabalhadoras que mandam. Nossas assembleias são soberanas e viver em democracia é isso, a voz da maioria, vence", segundo portal da entidade.

Fonte:  Redação - Fentac - 20/01/2020