Notícia - Nota da CUT-SP: Liberdade às lideranças do movimento de moradia de São Paulo

Nesta segunda-feira (24), a CUT-SP tomou conhecimento de nove mandatos de prisão temporária contra lideranças do movimento sem-teto do centro de São Paulo e de 17 ordens de busca e apreensão. Foram presas quatro pessoas: Angélica dos Santos Lima, Sidney Ferreira Silva, Janice Ferreira Silva (conhecida como Preta Ferreira) e Ednalva Silva Ferreira. A operação foi feita pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil após decisão juiz Marco Antônio Martins Varga.

De acordo com nota do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), "o pedido de prisão temporária integra investigação sobre o prédio que desabou no Largo do Paissandu, em maio de 2018, e se baseia na declaração de supostas testemunhas sobre cobrança indevida de aluguel". 

Em nota conjunta, a Central de Movimentos Populares (CMP), a Frente de Luta por Moradia (FLM) e a União dos Movimentos de Moradia (UMM) explicam que o episódio é lamentável e representa a criminalização dos movimentos sociais que lutam por moradia. Desta forma, as pessoas detidas não passam de presos políticos. 

De acordo com o delegado responsável, André Vinicius Figueiredo, as prisões têm como objetivo evitar interferência ao longo das investigações. Mas, os advogados que acompanham o caso avaliam que a postura da justiça é arbitrária. Segundo nota das entidades, “os advogados não encontraram nenhum motivo ou prova para essa operação, tendo em vista que se fundamenta em declarações frágeis para as referidas prisões e conduções coercitivas.".

Diante disso, a CUT-SP repudia veementemente mais esta tentativa de criminalização dos movimentos sociais de moradia por meio da perseguição judicial de seus líderes e exige a imediata libertação de seus membros. Moradia é direito. Lutar não é crime!

São Paulo, 24 de junho de 2018. 
Direção da CUT São Paulo 


Fonte:  CUT São Paulo - 25/06/2019


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.