Notícia - Químicos da Força no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química

Os Químicos da Força estão participando do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química no Estado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ e do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, bem como diretores do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista estão representando a categoria na solenidade.

Coordenada pelo deputado Thiago Auricchio (PL), a Frente Parlamentar tem o objetivo de aprimorar a legislação e políticas públicas que contribuam para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do setor químico do Estado.

Entre as ações que serão realizadas estão: aprimorar a legislação estadual de modo a fomentar a competitividade da cadeia produtiva da indústria química; integrar os entes federativos em defesa da cadeia produtiva da indústria química; promover o intercâmbio com entidades da sociedade civil e órgãos públicos; estimular a participação da sociedade civil nas discussões sobre a importância de se manter competitiva a cadeia produtiva do setor químico com foco no desenvolvimento sustentável; fiscalizar e cobrar a implantação de normas e políticas públicas voltadas para a competitividade do setor químico.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, além de prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências, só o Estado de São Paulo concentra 535 fábricas de produtos químicos de uso industrial cadastradas, de um total de 961 espalhadas por todo o Brasil.

Segundo o deputado, a recuperação econômica do País passa pelo fortalecimento da indústria química, um setor que emprega mais de 2 milhões de pessoas e é o sexto maior do mundo. “Como gestores públicos, precisamos contribuir com essa área”, enfantizou o parlamentar.

Fonte:  Fequimfar com informações do DCI - 25/06/2019