Notícia - Reformulado, curso Sindicato e Cidadania se alinha à indústria 4.0

A primeira turma do ano do Curso Sindicato e Cidadania iniciou as aulas na última segunda-feira, 11, na Escola Livre para Formação Integral, “Dona Lindu”, em Diadema. O curso, obrigatório para quem quer se matricular nos cursos oferecidos em parceria com o Senai, foi reformulado para se alinhar à indústria 4.0. As aulas são ministradas, em geral, pelos formadores voluntários dirigentes ou ex dirigentes dos Metalúrgicos do ABC.

“Foi necessário fazer essa reformulação para que o conteúdo ficasse mais focado nas relações de trabalho e se aproximasse desse novo processo produtivo que precisamos estudar, a indústria 4.0”, destacou a diretora executiva dos Metalúrgicos do ABC, responsável pela Formação, Michelle Marques.

“O curso Sindicato e Cidadania é um instrumento muito importante na formação, não só profissional, mas também cidadã dos trabalhadores e trabalhadoras, já consolidado como uma atividade de sucesso e que constantemente passa por reformulações. Ele ajuda a entender o que está por vir e quais os instrumentos para lidar com esses desafios”, reforçou.

Nessa primeira aula os alunos discutiram o conceito do trabalho, a transformação da natureza por meio da interação do homem e a formação social. Na próxima segunda-feira, serão estudadas as revoluções industriais, com foco voltado para a modificação dos sistemas produtivos e o impacto que tiveram na sociedade da época.

O conteúdo passa também pela industrialização no ABC, destacando a formação operária no Brasil e lembra que a classe operária já existia antes das montadoras, quando a região já era um polo industrial. Ao todo serão seis encontros com a participação média de 150 alunos, divididos em 6 turmas, em três horários diferentes.

Fonte:  Abc - 15/02/2019