Notícia - Bombeiros civis do Pará criam sindicato e se filiam à CTB

Os bombeiros civis paraenses fundaram o Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado do Pará (Sindbc-PA), no sábado (10), na sede da CTB Pará, na capital Belém. “Há mais de quatro anos, após minha formação como Bombeiro civil, comecei a observar o cenário do nosso mercado de trabalho e daí partiu o interesse e a necessidade de se montar um sindicato que representasse exclusivamente nossa classe”, diz Everaldo Trindade, presidente eleito do Sindibc-PA.

Para ele, “mais do que nunca os sindicatos são fundamentais para mobilizar e organizar a luta da classe trabalhadora na resistência ao desmonte promovido pelo golpe de 2016 e que o futuro governo promete piorar ainda mais a nossa vida”.

A nova entidade sindical representará toda categoria profissional das trabalhadoras e trabalhadores bombeiros civis, compreendida pelas funções do bombeiro profissional civil básico, bombeiro civil líder, bombeiro civil mestre, de acordo com a Lei Federal 11.901/2009 com base no CBO 5171-10 (Código Brasileiro Ocupações) do Ministério do Trabalho e suas possíveis variações e nomenclaturas.

Os trabalhos da assembleia de fundação, foram coordenados pelo bombeiro civil, Trindade e secretariado pela bombeira civil Aline Aviz Cintra. Estando presentes o presidente da CTB Pará, Cleber Rezende, a vice-presidenta, Lucileide Mafra Reis, que preside a Federação Amazônica dos Trabalhadoras Domésticas e a advogada Jullianny Geraldo, do escritório J.J. Geraldo.

Lucileide  lembrou que a reforma trabalhista já etm um ano fazendo estragos no mundo do trabalho. “Vivemos momentos de retrocesso no que tange os direitos das trabalhadoras e trabalhadores, mas não nos deixamos abater”.

Segundo ela, a fundação do Sindibc-PA é uma “prova importante de que a CTB se mantém firme na luta para resistir e ajudar o Brasil a retomar o rumo do crescimento independente e com justiça social. Lutar é preciso porque vencer é possível”.

Trindade  fez uma breve explanação da necessidade da organização sindical dos trabalhadores dos bombeiros civis do estado do Pará, visto que a cada dia a exploração e o desrespeito à classe trabalhadora só aumenta, sendo imperioso a organização.

Em seguida foi aprovada a fundação da entidade, eleita e empossada a diretoria do sindicato para um mandado de quatro anos. Ao final, foi deliberado a filiação do sindicato à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Fonte:  ctb - 12/11/2018