Notícia - SDTE realiza Seminário que abre debate para a discussão do trabalho como princípio educativo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura e a Fundação Perseu Abramo, realiza o “Seminário Trabalho e Educação no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo”, nos dias 21 e 22 de junho, no Novotel Jaraguá, localizado na Rua Martins Fontes, 71. Na manhã desta terça-feira, o secretário Artur Henrique abriu o evento falando sobre a importância de aprofundar os debates sobre trabalho e educação em conjunto com a articulação das políticas públicas de trabalho e educação, essenciais para o processo constante de formação profissional ligado ao desenvolvimento social, solidário e inclusivo.

“Esses debates vão possibilitar a reflexão sobre educação para o trabalho numa concepção de desenvolvimento local sustentável e solidário. Discutir e debater ações importantes de desenvolvimento local, falar sobre a concepção de desenvolvimento numa cidade tão complexa como São Paulo", disse o secretário Artur. O titular da pasta reforçou ainda a importância de dialogar os temas com um público específico, diante da conjuntura que estamos vivendo. “A agenda das cidades passa por essa lógica, rumo a um novo modelo que atenda as demandas da população mais excluída e das periferias”.

Na sequência a professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Marcia Leite, falou do trabalho, da educação e do desenvolvimento como sendo três eixos inteiramente ligados. “Não é possível pensar em trabalho sem educação e desenvolvimento e vice versa”.

De acordo com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, o conhecimento é o principal fator de produção nos dias atuais. “O conhecimento é um bem, cujo uso não reduz o estoque. Isso muda todo um pensamento instituído sobre os modos de produção”, enfatiza. Dowbor ainda acrescentou que as ações devem ser articuladas com as universidades que são as produtoras do conhecimento e se faz necessário buscar uma visão integrada para que isso seja distribuído e aplicado em benefício das pessoas.

No período da tarde, o público acompanha o debate da mesa com o tema “O trabalho como princípio educativo: desafios e perspectivas da cidade de São Paulo” – com a presença do professor da UFRJ, Gaudêncio Frigotto, do professor CESIT/UNICAMP, Denis Gimenez e da secretária Denise Dau (Políticas para Mulheres). Às 16h a mesa sob o tema “Uma nova perspectiva de sociedade – a disputa de valores na reconstrução do debate sobre o trabalho e a educação” contou com a participação da coordenadora do Programa SP Carinhosa, Ana Estela Haddad, do pró-reitor IFSP, Wilson Andrade e do diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi.

Amanhã, 22/6, quarta-feira, a abertura do seminário conta com a palestra sob o tema “Conexão juventude, trabalho e educação”, seguida pelos temas “O mundo do trabalho em suas várias dimensões e o papel estratégico da educação” e “A educação para o trabalho como elemento central para o desenvolvimento de São Paulo”.

Seminário Trabalho e Educação no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo

Dias 21 e 22 de junho | das 8:30 às 14h

Onde: Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71 – centro

Fonte:  Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo - 21/06/2016