Notícia - Delphi transfere fábrica de Cotia para Piracicaba e cria 800 novas vagas

A empresa norte-americana de autopeças Delphi Systems transferiu a unidade que funcionava em Cotia (SP) para Piracicaba (SP). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a crise no setor industrial fez a companhia, que já contava com outras duas plantas no município, agrupar as unidades. A instalação da nova fábrica, localizada no distrito Unileste, cria 800 vagas no município.

Segundo o diretor do sindicato, Hugo Liva Júnior, a Delphi remodelou um prédio da empresa que era usado para a fábrica de baterias, desativada em 2005. Das 800 vagas que foram abertas em Piracicaba, pelo menos 700 já foram preenchidas. A nova unidade será utilizada para a fabricação da linha diesel.

"Estamos instalando aos poucos. Ainda faltam aproximadamente 100 vagas para serem ocupadas em Piracicaba, fora alguns funcionários que vão ser transferidos de Cotia para Piracicaba. A previsão é que a planta já esteja toda transferida para o município até o meio do ano", afirmou Liva Júnior.

O diretor ainda afirmou que, em agosto do ano passado, quando começaram as negociações para a mudança das fábricas, a ideia era fechar as duas plantas de Piracicaba e transferir as unidades para Cotia. No entanto, a empresa, durante as negociações com o sindicato dos metalúrgicos do município, decidiu fazer o contrário.

"Nós apresentamos uma melhor condição para que a unidade de Cotia viesse pra cá e a planta de Piracicaba não fosse fechada. Além disso, também ficou decidido que setores administrativos, como o jurídico e o RH, fossem todos agrupados em Piracicaba. Em Cotia não vai ter mais nada da empresas", disse.

Terceira planta

A nova fábrica é a terceira unidade da Delphi na cidade. A primeira é um Centro Tecnológico utilizado para pesquisa de novas técnicas. Já a segunda, instalada em 1991, é voltada para a produção de bicos injetores, coletores de admissão, bombas de combustível, bobinas, galerias de combustível, válvulas de controle de aceleração, sensores, atuadores e módulos de bomba de combustível. Em novembro de 2015, a empresa produziu 30 milhões de bicos injetores em Piracicaba.

Fonte:  G1 - 04/04/2016