Notícia - Registro Profissional agora pode ser impresso pela internet

Obter o registro profissional sempre exigiu pelo menos duas visitas em alguma unidade do Ministério do Trabalho. Agora, haverá uma facilidade que possibilitará o profissional ter que se dirigir ao local apenas uma vez. Trata-se da impressão do registro profissional pela internet.

Já está em operação o Sistema Informatizado do Registro Profissional (SIRPWEB), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Agora, o trabalhador pode imprimir o documento em qualquer computador com acesso à internet.

Como já foi dito, uma visita ao Ministério do Trabalho ainda será necessária. Primeiramente, o interessado deverá entrar no site do ministério, preencher um formulário (acesse aqui) e depois levar pessoalmente no MTPS com os documentos solicitados. Depois disso, todo o monitoramento de análise do pedido poderá ser feito via computador para, finalmente, a impressão do registro ser realizada com êxito. Tudo pela internet. O documento pode ser plastificado ou anexado à carteira de trabalho.

Além de facilitar o trabalho de quem busca o registro, beneficia também os quem procura as unidades do ministério para outros assuntos. Esse assunto não tomará mais tanto tempo dos atendentes do Ministério do Trabalho.

E quem tem o registro antigo?

A impressão pela internet do registro foi instituída pela Portaria /MTPS nº 89, de 22 de janeiro de 2016. Independente disso, os que foram concedidos antes dessa data continuam válidos. Nada muda! Ou seja, quem já obteve a anotação na Carteira de Trabalho não precisa imprimir o cartão de Registro Profissional. Entretanto, caso deseje obter o documento, vale da mesma forma.

Quem pode tirar o registro?

Atualmente, é Registro Profissional é outorgado para trabalhadores pertencentes que se incluem em 14 categorias profissionais regulamentadas por leis federais. São elas: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.

O Ministério do Trabalho facilitou a vida do trabalhador.

Fonte:  Thomas Lagôa/Redação Mundo Sindical, com informações Natália Nascimento/Assessoria MTE - 01/04/2016