Notícia - Ernane Dias assume presidência da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais

Em solenidade realizada em 19/06, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas, Ernane Geraldo Dias, foi empossado na presidência da nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos de Minas (Femetalminas) para os próximos quatro anos.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, fez questão de comparecer antes da abertura para levar o abraço da municipalidade aos Metalúrgicos mineiros. Ele permaneceu com os sindicalistas em ambiente composto por famílias e amigos da categoria metalúrgica, como Tadeu Morais, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, no evento representando o presidente Miguel Torres, que também presidente a Força Sindical nacionalmente.

Condutor do ato de posse, Pedro Celso Rosa, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), denunciou a tentativa dos setores conservadores de promover um desmanche dos direitos trabalhistas e apontou como exemplo as medidas provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS) e pensão por morte.

70 ANOS - O novo presidente fez a entrega de placa comemorativa aos 70 anos da Femetalminas aos ex-presidentes Jorge Noman Neto e Maria Rosângela Lopes, cuja gestão foi destacada pela revitalização estrutural da entidade e a capacidade de integrar o movimento unitário das centrais sindicais e a mobilização da categoria metalúrgica.

Vandeir Messias, presidente da Força Minas, levou à nova diretoria a saudação duas centenas de entidades filiadas à Central no estado. Ele destacou a importância da Femetalminas para o sindicalismo, “que proporcional à expressão da classe”, disse. Messias lembrou que integração entre as duas instituições é tal que a sede Força Sindical de Minas Gerais está alojada no prédio da Femetalminas. Representantes da Nova Central (NCST) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT) também marcaram presença.

ELO CONTRA A CRISE - Empossado, Ernane Geraldo Dias declarou a crença de que a categoria metalúrgica esteja construindo importante elo entre as entidades, capaz de enfrentar a grave crise econômica. Para ele, a Federação pode dar suporte aos sindicatos em mobilizações específicas e também em ações conjuntas. O sindicalista acredita que a gravidade do momento requer a unidade dos trabalhadores com as centrais, para defender direitos ameaçados.

Eleito em processo eleitoral realizado em 07/05, no auditório da entidade, Ernane Geraldo Dias, foi vice-presidente no mandato de Maria Rosângela Lopes. Há onze anos, preside o Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas, o novo presidente da Femetalminas foi sindicalizado em 1974, passando a integrar a diretoria do sindicato em 1994. Assumiu o mandato de vice-presidente em junho de 2014. Raimundo Nonato Roque de Carvalho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco (Sindob), é o novo vice-presidente da Femetalminas.

Fonte:  Força Sindical - 22/06/2015