Informativos
Visualizar no navegador | Enviar para um amigo
 
 
 
Informativos | Notícias | Contato
Revista Mundo Sindical edição 26 no ar

Olá amigos,

Permanecemos em estado de alerta, mesmo com o avanço das campanhas de vacinação. Sabíamos que 2021 ainda seria um ano difícil no combate à Covid-19 e para a retomada da atividade econômica, determinante para frear o desemprego - a taxa foi de 13,9% no 4º trimestre, com 13,9 milhões de desempregados em dezembro, e de 13,5% na média anual em 2020. Mas não se imaginava um repique tão assustador da doença. O que mais preocupa, além das mais de 260 mil mortes registradas até a 1ª semana de março no Brasil, é a explosão das contaminações desencadeada por novas variantes do coronavírus aqui e no exterior - pelo menos seis -, com alto potencial de transmissão.


É ainda um cenário de incertezas. São profundos os impactos provocados pela pandemia na economia, no mundo do trabalho, em empresas de todos os portes, na Educação, no lazer, na sociedade como um todo, na vida de cada um de nós. Mas não podemos perder a esperança. É vital manter a luta, buscar saídas e encontrar soluções.


Esse, caro leitor, é o eixo de nossa reportagem de capa com rica entrevista do presidente do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles. Com mais de 20 anos de Sebrae, Tirso diz que “é imprescindível conectar-se. Educação, capacitação, qualificação são essenciais para vencermos os desafios impostos pela pandemia”, que “está desmontando nosso sistema social e mudando a forma de trabalhar, comprar, vender, aprender, ensinar.” Para Tirso, o caminho para a qualificação é a atuação integrada, conectada, em rede, tendo a escola como matriz. “Os educadores são a célula principal do processo de mudança” diante do explosivo avanço da economia digital.


Na outra ponta desse esforço para enfrentar a Covid-19 está o movimento sindical, com a produtividade  das centrais sindicais em defesa de novo auxílio emergencial e da vacinação em massa. Em entrevista exclusiva, o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior, alerta que “a economia continua parada, sem saber para onde as coisas caminham. O investimento fica limitado e a geração de emprego fica travada”. Ao analisar temas como desemprego, informalidade, avanço da tecnologia, redução de jornada e desindustrialização, Fausto lamenta a perda de direitos sociais e trabalhistas.

Com um olhar para esse cenário desafiador, não deixe de ler os artigos “Jovens sem rumo”, de nossa redação, e “Sindicato do futuro”, do sociólogo Clemente Ganz Lúcio, assessor do Fórum das Centrais Sindicais e ex-diretor técnico do Dieese.


Em nossa tradicional seção “Sindicatos no espelho” destacamos para você três representações de servidores públicos: o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba (Sintect-SP), que luta no momento contra a privatização dos Correios. Reúne mais de 9 mil associados e é presidido por uma diretoria executiva; o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de SP, que pede vacinação e proteção na batalha contra a Covid-19. Possui mais de 23 mil associados e é presidido por Cleonice Ribeiro; e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, presidido por Lineu Neves Mazano. Conta com 1.229 associados. Além da reforma administrativa, que “representa a desestruturação da máquina pública em São Paulo”, o presidente enfatiza que “o governo Doria tem promovido uma série de ataques contra os servidores”.

Por fim, confira nossas três páginas do Giro Sindical.

Clique aqui para ler a revista

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/mundosindical
Facebook - https://www.facebook.com/mundo.sindical
Instagram - https://www.instagram.com/mundosindical/

Beijos,

Sandra Campos
Editoral da Revista e Portal Mundo Sindical
Celular 11-948-137-799

 
Câmara aprova, em 2º turno, texto-base da PEC Emergencial
   
VER MAIS

CTB promove dia 23 plenária nacional dos servidores
   
VER MAIS

Comando Nacional dos Bancários e Fenaban voltam a debater o agravamento da pandemia
  A expectativa é de que os representantes dos bancos apresentem respostas às reivindicações do movimento sindical para oferecer maior proteção à catego...
VER MAIS

Policiais lançam manifesto contra o sucateamento dos serviços públicos
  No texto, os agentes de segurança lembram da importância dos serviços públicos no combate ao crime organizado e a corrupção
VER MAIS

Em estados do Nordeste, subtilização da força de trabalho ultrapassa 40%
  Os maiores resultados foram nos estados Piauí (46,4%), Alagoas (45,1%) e Maranhão (44,9%)
VER MAIS

Taxa de desocupação da mulher é 37,8% maior do que a do homem
  O rendimento médio mensal dos trabalhadores homens ficou em R$ 2.724 no quarto trimestre de 2020, enquanto as mulheres recebiam R$ 2.219
VER MAIS

Sindicato pede novas medidas de combate ao coronavírus
   
VER MAIS

Lula: O país não tem governo. Bolsonaro não cuida da economia, do emprego, da saúde
  Em pronunciamento nesta quarta (10), o ex-presidente disse estar satisfeito com a decisão do STF, criticou a atuação de Bolsonaro e disse que "país nã...
VER MAIS

Servidores buscam apoio em defesa do serviço público
   
VER MAIS

Sindicatos filiados elegem diretoria da FEQUIMFAR
   
VER MAIS

Com pandemia, 20 estados têm taxa média de desemprego recorde em 2020
   
VER MAIS

Sindicalistas italianos comemoram anulação dos processos contra Lula
  Em carta, representantes da central CGIL Lombardia, que mantém convênio com a CUT-SP, destacam que decisão é "uma vitória do movimento democrático"
VER MAIS

Coletivo Jurídico da Contraf-CUT promove seminário sobre LGPD
  A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no ano passado e afeta os dirigentes sindicais em três níveis: pessoal, coletivo e institucional
VER MAIS

Carta aberta do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
   
VER MAIS

 
 
 
 
 

Facebook Twitter YouTube

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.