Informativos
  Visualizar no navegador | Enviar para um amigo  
 
  Informativos | Notícias | Contato  
Nova edição da Revista Mundo Sindical

Olá amigos,

A reforma trabalhista, em vigor desde 11/11/2017, veio com a promessa de melhorar a vida dos trabalhadores, dos sindicatos e centrais e das próprias empresas. Mas, ainda está mergulhada em um cipoal de dúvidas e diferentes interpretações. Mexeram em 117 artigos da CLT e em muitos casos mexeram de forma errada. O governo tentou corrigir os erros mandando uma Medida Provisória ao Congresso em 14 de novembro. E aí mais dúvidas. A MP recebeu 967 pedidos de emenda dos parlamentares. Agora, mais espera. A MP, que tinha prazo até 22 de fevereiro para ser apreciada, foi prorrogada por mais 60 dias, até 23 de abril.

Para entender o tamanho desse cipoal, com todas as suas consequências no dia a dia dos trabalhadores e das empresas e no âmbito do Judiciário, a Mundo Sindical ouve dois renomados especialistas em legislação trabalhista – Dr. Cesar Augusto de Mello, presidente da Comissão de Sindicalismo da OAB-SP e advogado da Força Sindical, e Dr. Robson Eduardo Andrade Rios, da UGT. Em entrevistas exclusivas (págs. 4 a 11), eles comentam tanto as dificuldades na renovação de contratos, em especial no setor de serviços, como a premente necessidade de o sindicalismo encontrar meios de garantir sua sustentabilidade - abalada com o fim da contribuição sindical obrigatória.

Em particular, Dr. Robson comenta a tentativa do Tribunal Superior do Trabalho de pacificar os conflitos envolvendo a nova Lei 13.467/17 por meio da revisão de 34 Súmulas. Em reunião no dia 6 de fevereiro, que gerou grande expectativa, nada foi resolvido e tudo foi adiado por 60 dias. Dr. Cesaranalisa as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) apresentadas ao Supremo Tribunal Federal contra pontos da reforma. Eram 18 até a conclusão desta edição. Ele destaca também o que considera o grande avanço – a prevalência do negociado sobre o legislado.

Das 18 Adins apresentadas até 7/2, 11 contestam o fim da contribuição sindical, que deixou o movimento sindical sem recursos para financiar de forma adequada as atividades de mobilização, organização, formação e representação. Clemente Ganz Lúcio, diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) disse à Mundo Sindical que isso “cria severos constrangimentos”, mas não é o único desafio. E foi taxativo: “o movimento sindical não vai morrer.” (págs. 12 e 13).

Passados quase quatro meses de sua entrada em vigor, a reforma ainda se revela uma incógnita para a maioria dos trabalhadores ouvidos pela revista em sondagem informal (confira a opinião de alguns deles na pág.15). Levará muito tempo para que todos os questionamentos sejam respondidos e as divergências pacificadas.

Esta edição traz ainda uma reportagem sobre os sindicatos que estão surgindo para motoristas que operam com aplicativos (pág.16). O Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transporte Terrestre Intermunicipal do Estado de São Paulo (Stattesp), por exemplo, foi instalado em 6 de janeiro. Temos também reportagem com o Sindicato dos Aposentados (pág.17) e nosso tradicional Giro Sindical (págs. 18 e 19).

Clique aqui para ler a revista.

Boa leitura!

Sandra Campos
Editora-Chefe

 
         
Paulo Paim critica trabalho intermitente por reduzir salário do trabalhador Juventude cutista em luta pela democracia Dirigentes da CTB denunciam golpe e retirada de direitos no 18º Congresso da Fise, no México Saiba os caminhos para os sindicatos receberem a contribuição sindical como assegura a lei
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lamentou que motoboys e empregados domésticos estejam sendo demitidos para, em seguida, serem contra... Em encontro, jovens trabalhadores apontaram retrocessos do governo Temer e condenaram perseguição ao Lula O 18º Congresso da Federação Internacional da Educação (Fise) começou neste domingo (4), na Cidade do México, promovido pela Confederação Nacional dos... Vários sindicatos têm obtido liminares determinando, via Justiça, o repasse da contribuição sindical.
Ler Mais Ler Mais Ler Mais Ler Mais

         
Temer cria mercado de trabalho intermitente e bagunça vida do trabalhador Trabalhadores da alimentação protestam em frente a BRF em São Paulo Trabalhadores protestam contra sobretaxa nas importações de aço e alumínio Marceneiros de São Paulo aprovam em assembleia a contribuição sindical
Dados do Caged mostram que serventes da construção civil, embaladores, garçons, pedreiros e vendedores do comércio são os primeiros afetados por essa ... Eles estão preocupados com a situação financeira da indústria e pedem a saída do empresário Abílio Diniz da direção Medida colocará em risco 400 mil empregos no País O Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo conquistou uma importante vitória na última sexta-feira, 23 de fevereiro, onde durante assembleia, o...
Ler Mais Ler Mais Ler Mais Ler Mais
 
 
 
Mundo Sindical - Alameda dos Jurupis, 1005 - Cj. 102 - Moema - São Paulo - SP
 
 

Facebook Twitter YouTube

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.