Informativos
    www.mundosindical.com.br

Com sindicalistas, Senado discute PLS para negociação coletiva no serviço público

Olá, companheiros!!

Nessa quarta-feira (28), no Dia do Servidor Público, ocorreu a audiência promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS). O objetivo foi o debate do Projeto de Lei do Senado (PLS) 397/15. A proposta regulamenta a negociação coletiva na administração pública.

Algumas entidades sindicais estiveram presentes na audiência, como a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

O PLS, é de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e tem como proposta estabelecer que União, Estados e Municípios estarão obrigados a prover todos os meios necessários para a plena efetivação do processo de negociação coletiva, tornando-a um mecanismo permanente de prevenção e solução de conflitos. O senador Douglas Cintra (PTB-PE) é o relator.

A grande questão é que as negociações relacionadas poderão ser feitas por meio de mesas, conselhos, comissão ou grupo de trabalho, em que representantes sindicais dos servidores e do órgão estatal terão igual participação.

Os sindicalistas ainda propõe uma representação mínima de três representantes por entidade para que possam exercer esta licença sem qualquer prejuízo remuneratório.

A discussão do Senado é digna de elogios. Fazendo com que possamos acreditar que as coisas estão caminhando em seu devido lugar.

Acompanhe algumas notícias do movimento sindical abaixo.

Até a próxima companheiros!

Revista Mundo Sindical
Editais

Medida que institui o PPE vai a sanção presidencial Construção civil deve perder 556 mil postos de trabalho
este ano, diz sindicato
  O Senado aprovou quarta (28) a Medida Provisória 680, que criou o Programa de Proteção ao Emprego.     O setor da construção civil, que emprega atualmente cerca de 3 milhões de trabalhadores no país, pode perder 556 mil postos de trabalho este ano
Veja + Veja +

Professores decidem manter greve por reajuste salarial
no DF
Com sindicalistas, Senado discute PLS para negociação
coletiva no serviço público
  Adesão é de 90% da categoria, afirma sindicato; paralisação tem 15 dias. Aumento foi suspenso pelo governador, que alegou déficit financeiro.     Nessa quarta-feira (28), no Dia do Servidor Público, ocorreu a audiência promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS)

CTB-RS e Dieese discutem Piso Regional no Rio Grande
do Sul
Funcionários da Helibras retornam ao trabalho, mas
ainda há risco de greve
  Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (26/10), na sede da CTB-RS, diretores e representantes da central receberam a visita do supervisor técnico do DIEESE, Ricardo Franzoi     Assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (30) decidiu pela volta. Segundo movimento sindical, empresa tem 48h para entrar em acordo.
Veja + Veja +

Sindicato denuncia abusos contra funcionários no setor
de telemarketing
Metalúrgicos da Embraer aprovam reajuste salarial e