Eventos - 105ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Os preparativos para a Conferência Internacional do Trabalho de 2016, que ocorre em Genebra (Suíça) de 30 de maio a 11 de junho, entraram na pauta do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Nesta terça-feira, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto abriu uma reunião da Comissão Tripartite das Relações Internacionais (CTRI), que teve como uma das finalidades tratar do evento. Os integrantes do grupo, que é composto pelo governo e as centrais sindicais e confederações de empregadores mais representativas, estão formando um Grupo de Trabalho para debater o tema da Conferência desse ano, que será “Trabalho Decente nas Cadeias Globais de Valor”.

“Essa Conferência se dá em um ambiente pesado do ponto de vista internacional, com conflitos e tensão, que impactam no mundo do trabalho. Por isso é tão importante fazermos esse debate”, destacou o ministro.

A Conferência Internacional do Trabalho é um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que reúne líderes de todo o planeta. O Brasil está entre os membros fundadores da OIT e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde a primeira reunião, realizada em 1919, o mesmo ano de criação da organização.

O tema desse ano - A Conferência deste ano discutirá 3 temas principais: Trabalho Decente para a Paz, Segurança e Resiliência Frente aos Desastres: revisão da recomendação sobre a organização do emprego (transição da guerra para a paz); Avaliação das Repercussões da Declaração da OIT sobre a Justiça Social para uma Globalização Equitativa; e Trabalho decente nas cadeias mundiais de valor.O tema do Trabalho decente nas cadeias mundiais de valor tem despertado interesse particular da delegação tripartite brasileira, dado sua atualidade.

Cadeias de valor podem ser definidas como o conjunto de atividades que envolvem a confecção de um produto desde o início até a entrega ao consumidor final. Como em cada uma das etapas de produção vai sendo agregado ao produto um novo valor, a cadeia recebeu este nome.

Cada etapa pode ser executada por uma mesma empresa ou por empresas diferentes. Quando a produção começa em um país e termina em outro é chamada de cadeia global de valor.

O debate é importante porque, dentro do país, essas relações envolvem muitas vezes a terceirização de estágios da produção. Externamente, normalmente ocorrem entre países pobres e ricos.