Cadastro Newsletter
Acesso aos Editais

Skip Navigation LinksHome > Lista de Eventos > Evento
Eventos - II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis

Além da ampla abordagem ao tema “Assédio Moral e Violência de Gênero”, o  II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis, que acontece de 7 a 8 de março, no auditório da CNTC- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília-DF, vai debater o necessário avanço nas ações de proteção à saúde do trabalhador e da trabalhadora frentista, a  participação feminina nos espaços de poder e a questão da autonomia de atuação das dirigentes sindicais da categoria.

Os assuntos serão abordados nas falas das organizadoras do evento e nas palestras, a cargo de profissionais referências em suas áreas de atuação, como a Promotora de Justiça Dra. Maria Gabriela Prado Manssur, a médica ginecologista  e obstetra, a Dra. Albertina Duarte Takiuti , a médica psiquiátrica e psicoterapeuta, Dra. Sueli Cabral Rathsam, além da ex-deputada federal, Dra. Iara Bernardi, autora de relevantes Leis de prevenção e combate à violência contra a mulher. Elas falarão para um público de 120 participantes, entre eles presidentes sindicais e lideranças femininas da categoria de todo o País.

A organização do evento  é das Secretarias de Mulher das Federações Nacional e Estadual dos frentistas – Fenepospetro – Fepospetro, lideradas respectivamente por  Telma Cardia, Presidente do Sindicato dos Frentistas ( Sinpospetro) de Guarulhos-SP,  e Sueli Camargo, Presidente da entidade de Sorocaba-SP. Integram ainda o Comitê de Organização, Marli Ortega, presidente da Secretaria de Igualdade Social e de Gênero da Fepospetro, Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e Renilda da Paixão, 1 º Secretária do Sinpospetro de Campinas-SP.

Segundo Telma Cardia, a escolha do tema  e a  Programacao Seminario  do  II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis buscam chamar atenção para os altos índices das práticas dos diversos tipos de assédios e violência contras as mulheres e outras minorias, principalmente dentro do ambiente de trabalho. A sindicalista afirma que é dever do movimento sindical, vanguarda nas conquistas de direitos para a classe trabalhadora , dar o exemplo no desafio de fazer avançar as  políticas públicas contra a perpetuação da violência e desigualdades por razão de gênero:  “A violência é um desequilíbrio entre fortes e oprimidos. Não podemos nunca deixar de discutir e reivindicar ações em combate às suas mais variadas facetas, que afetam a saúde das pessoas e produz injustiças sociais”, afirma.

A Entidade: Com mais de 20 anos de atuação, a Federação Nacional dos Frentistas – FENEPOSPETRO, presidida por Francisco Soares de Sousa, um dos fundadores da categoria, reúne por todo o país mais de 50 sindicatos. Juntamente com a Federação Estadual dos Empregados em Postos de Combustíveis de São Paulo – FEPOSPETRO, presidida por Luiz Arraes, representa aproximadamente 500 mil trabalhadores, sendo 100 mil no estado de São Paulo. Mulheres são 30% desse contingente

Serviço:

Evento: “II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis – Assédio Moral e Violência de Gênero”

Data: 07 e 08 de março de 2016

Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF End: bloco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020

Informações: Telma Cardia : (11) 95656-0741 / contato@fenepospetro.org.br