Artigo - Um momento de celebrar as conquistas e de reafirmar as lutas pelo aposentado

Há 43 anos foi definido 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados em nosso País. Um momento de celebrar as conquistas da categoria e de reafirmar as lutas por mais dignidade e qualidade de vida a todos os beneficiários do INSS.
 
De lá para cá muita coisa mudou, mas ainda há muito a se fazer.
 
Mesmo que, através das ações do Sindnapi, tenha ocorrido grandes avanços nos últimos anos, como a valorização do salário mínimo com ganhos acima da inflação, reajuste das aposentadorias no dia 1º de janeiro, antecipação do 13º salário, entre outros, a luta em defesa da valorização e da garantia de direitos dos aposentados e pensionistas está longe de terminar.
 
Além do desrespeito a direitos como saúde, lazer, alimentação, a maioria dos idosos sofre com o achatamento salarial e com a falta de valorização, que diminuem o seu poder de compra, inviabilizando a aquisição do mínimo para sobreviver com dignidade.
 
Dessa forma, continuamos a lutar pela Previdência pública para todos, contra o achatamento dos benefícios acima do salário mínimo, pela recuperação do poder de compra, pela criação do Índice Nacional de Preços para avaliar o custo de vida da terceira idade, contra o etarismo, ou seja, preconceito contra pessoas por causa de sua idade, que impede aos aposentados de terem espaço e respeito no mercado de trabalho.
 
Alicerçado ao conceito de sindicalismo cidadão e sem depender do imposto sindical, o Sindnapi conciliou, durante seus quase 24 anos de existência, a luta política por direitos e um amplo trabalho social, que fez e ainda faz a diferença na vida de milhares de cidadãos.
 
Uma organização que possibilita a união e potencializa a força dos aposentados para juntos reclamar o que é direito de todos. E o caminho é a rua. O sindicato entende que está na hora do aposentado mostrar sua insatisfação. Para isso planejamos retomar as manifestações para mostrar o potencial que a categoria, formada por 40 milhões de brasileiros, tem para promover mudanças seja na economia ou na política.
 
Por isso, vemos o dia 24 de janeiro como uma data importante para refletirmos e estabelecermos metas a seguir para conquistar o objetivo que é, repito, a dignidade e a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas.

 


Milton Cavalo
Presidente do Sindical Nacional dos Aposentados 

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.