Artigo - Lula acerta ao escolher Lewandowiski

A decisão do presidente Lula em escolher o ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowiski, para o cargo de ministro da Justiça em substituição de Flávio Dino, que assumirá a vaga do Supremo, foi acertada. Lewandowski reúne todas as condições para ocupar o cargo e promover avanços fundamentais na segurança pública do país.

É preciso lembrar que a trajetória e o legado profissional de Lewandowski o credenciam para esse, que é um dos mais importantes Ministérios do Governo Federal, principalmente pela abrangência de suas ações e pelas áreas de desempenho, envolvendo atuações coordenadas de segurança em todo o País, o controle do sistema penitenciário e o comando da Polícia Federal.

Desde sua atuação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou como professor de Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito da USP e, principalmente no STF, o futuro ministro da Justiça sempre se pautou pelo respeito às leis e à Constituição Brasileira.

Indicado por Lula ao STF em 2006, Lewandowiski deixou a corte em abril do ano passado, aos 75 anos, depois de ter sido presidente da instituição entre 2014 e 2016 e, como presidente do TSE, coordenou as eleições presidenciais de 2010.

Se não bastasse seu currículo invejável, ele sempre se mostrou justo e correto em suas decisões e deve manter essa linha agora no Ministério da Justiça, colocando sua marca e tendo todas as condições de incluir seu nome entre os mais importantes ministros da pasta.

Milton Cavalo
Presidente do Sindical Nacional dos Aposentados