Artigo - Boas notícias sindicais e uma tristeza

Para quem estava se assustando com a montanha russa dos últimos tempos a roda gigante da semana parece monótona. Refiro-me às boas notícias na economia, ao atendimento de muitas reivindicações represadas e à própria moderação do frenesi congressual.

Para o movimento sindical uma conjuntura assim é indutora de boas notícias para quem a aproveita para fazer o que deve ser feito.

Foi o que aconteceu com os terceirizados da refinaria de Cubatão que, organizados e dirigidos pelo Sintracomos( Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial), presidido pelo companheiro Ramilson, conquistaram com 12 dias de greve uma vitória maiúscula conjugando a paralisação com negociações continuadas com o patronato(chegando a um acordo) e intervenções no Judiciário. O acordo final consagrou conquistas e avanços e confirmou o sindicato como legítimo representante desses trabalhadores.

O novo governo restabeleceu a relação institucional com o movimento sindical acolhendo-o em conselhos e grupos de trabalhos e cooptando quadros para a administração. Houve uma série de visitas de delegações sindicais a vários ministros para a entrega a eles da pauta da CONCLAT 2022 e para ouvir deles exposições dos projetos e perspectivas do governo. Uma reunião a ser destacada foi a realizada com ampla representação sindical no sindicato dos Químicos de São Paulo com a ministra Simone Tebet.

Acontece em Salvador o 9º Encontro Sindical do PCdoB que pautará, seguramente, uma campanha nacional pela aprovação do projeto de lei da valorização do salário mínimo.

Estas boas notícias sindicais colidem em mim com a tristeza pela morte trágica do amigo e companheiro Artur Araújo, com a qual não me conformo. 


João Guilherme Vargas Netto
É membro do corpo técnico do Diap e consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.