Artigo - Desmistificando o debate sobre o Imposto Sindical

Mais uma vez alguns veículos de comunicação de forma polêmica e parcial, trazem à tona o debate sobre o imposto sindical obrigatório, extinto desde 2017, numa tentativa de colocar os trabalhadores contra os sindicatos.

É importante esclarecer que o verdadeiro debate do Movimento Sindical não gira em torno de uma contribuição imposta, mas sim de uma ferramenta de negociação na qual os trabalhadores têm poder de decisão perante a Assembleia, onde a decisão é tomada democraticamente, em consonância com os princípios de liberdade individual e representatividade.

Manter as entidades sindicais fortalecidas é crucial para assegurar que os trabalhadores tenham uma voz ativa e eficaz na defesa de seus interesses. As organizações sindicais desempenham um papel fundamental em assegurar condições de trabalho justas, salários dignos e a proteção dos direitos trabalhistas.

Quando sindicatos são financeiramente sustentáveis, eles têm a capacidade de oferecer suporte jurídico, negociar acordos coletivos e monitorar o cumprimento das leis trabalhistas, a exemplo do que o Sindec-POA vem desempenhando ao longo de nove décadas de atuação.

A existência de sindicatos fortes também é vital para equilibrar as negociações entre empregadores e trabalhadores. Sem a representação sindical robusta, os trabalhadores podem ficar em desvantagem durante as negociações, resultando em acordos que não atendem aos seus interesses.

Deturpar a real intenção de manter as entidades sindicais fortalecidas, e isso quer queiram ou não, inclui o debate financeiro; é apagar a importância do Movimento Sindical. É como se as conquistas trabalhistas históricas tivessem sido dadas de presente pelos empregadores aos seus funcionários, quando na verdade, é resultado de muita luta e trabalho.

Precisamos manter os sindicatos fortalecidos para garantir os direitos conquistados e seguirmos na luta por mais avanços.

Quem une, conquista!

Nilton Neco
Presidente do SINDEC/POASecretário Nacional de Relações Internacionais da Força SindicalMembro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)