Artigo - Centrais sindicais na Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas, um evento que se destaca como a maior ação política de mulheres da América Latina traz uma força inspiradora e reivindicatória.

Nomeada em homenagem à líder sindical rural Margarida Maria Alves, a Marcha das Margaridas, reúne mulheres de diversos setores, incluindo trabalhadoras rurais, urbanas, indígenas, quilombolas e de outras comunidades.

A 7ª Marcha das Margaridas, com o lema “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”, promete ser um momento marcante, e as mulheres das centrais sindicais têm um papel protagonista nesta jornada, com participação na marcha, na definição das pautas e nas conversas políticas contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, onde as vozes das mulheres sejam ouvidas e suas demandas atendidas.

Neste ano de 2023, as mulheres das centrais sindicais têm um papel fundamental nesse movimento que luta por direitos, igualdade e justiça. Portanto, à medida que as mulheres das centrais sindicais se juntam a milhares de outras Margaridas nas ruas de Brasília, estaremos moldando o presente e o futuro.

Marchamos em unidade e levamos nossas bandeiras e demandas para as ruas de Brasília, com o intuito de chamar a atenção para as questões que afetam as vidas e os direitos das mulheres em geral.

A participação das mulheres das centrais enriquece a diversidade de pautas e fortalece a voz coletiva das mulheres, tornando a Marcha das Margaridas um símbolo de unidade feminina, pois trazemos uma perspectiva abrangente das lutas e desafios enfrentados por mulheres em todas as esferas.

Entendemos que a igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça social, mas também um fator chave para o progresso da sociedade como um todo.

Neste sentido nos unimos a Marcha das Margaridas no intuito de exigir políticas públicas que garantam o acesso igualitário a oportunidades, salários justos, segurança no trabalho e respeito aos direitos reprodutivos.

Maria Auxiliadora dos Santos
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical