Artigo - Formação sindical

Das muitas atividades e atribuições de uma entidade sindical algumas são intrinsicamente relacionadas à “perpetuação da espécie”: eleições periódicas e assembleias frequentes, negociações, comunicação, sindicalização e formação de dirigentes.

Neste último quesito o sindicato dos telefônicos de São Paulo deu uma demonstração do que deve e do que pode ser feito.

É preciso dizer que o Sintetel, presidido por Gilberto Dourado, representa a base de trabalhadores e trabalhadoras em telecomunicações em todo o Estado de São Paulo, negocia acordos e convenções durante quase todos os meses do ano e é, em seu gênero, um dos maiores do mundo.

O curso de formação sindical foi elaborado em parceria entre o Sintetel e o DIEESE e teve a duração de sete meses, de janeiro a julho de 2023, com aulas presenciais e virtuais.

Foram sete módulos assim distribuídos:

1-      Política, economia e direitos

2-      Movimento sindical: história e desafios

3-      Sistema brasileiro de relações do trabalho pós-deforma

4-      Estrutura e processo da negociação coletiva

5-      Redes sociais

6-      Sindicato e representação nos locais de trabalho

7-      Comunicação e expressão da ação sindical.

Todos os 212 dirigentes (diretores liberados, diretores de base e delegados sindicais) que cumpriram a presença mínima receberam certificado emitido pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho e melhoraram sua capacidade e sua compreensão do papel do sindicato; o curso reforçou também sua unidade militante.

A escola do sindicato é a escola da vida, mas o curso de formação motivador, abrangente e orientador cumpriu com êxito o seu papel, reforçando a capacidade de ação do Sintetel e de sua diretoria.

João Guilherme Vargas Netto
É membro do corpo técnico do Diap e consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo