Artigo - FEQUIMFAR comemora 66 anos

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo celebra seu 66º aniversário no dia 24 de abril.

Desde sua fundação em 1958, a FEQUIMFAR enfrentou diversos desafios, incluindo os tempos sombrios da Ditadura Militar, luta pela democratização do país e contra os altos índices de desemprego e inflação. De forma mais recente, esteve à frente de mobilizações contra as reformas previdenciária e trabalhista que precarizaram direitos e tentaram enfraquecer o movimento sindical; e ainda enfrentou os desafios impostos pela pandemia, que colocou à prova o sistema de saúde do país.

Ao longo dos anos, entretanto, a FEQUIMFAR tem resistido e se destacado pela sua forte atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores, promovendo negociações coletivas e garantindo conquistas significativas.

A história da FEQUIMFAR é marcada pelo protagonismo diante de iniciativas pioneiras que beneficiaram as categorias representadas, destacando-se conquistas como a implantação da participação dos trabalhadores nos lucros e resultados (PLR) nas convenções coletivas, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais no setor farmacêutico e proteção à trabalhadora gestante. Além disso, avanços significativos em áreas como saúde do trabalhador e direitos dos jovens trabalhadores.

Atualmente, a FEQUIMFAR é composta por 32 sindicatos filiados, representando aproximadamente 195 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo. Relembrar nosso caminho até aqui não apenas resgata nossa história, mas também fortalece ainda mais nossos Sindicatos filiados e as categorias representadas.

Ao refletirmos sobre os desafios que enfrentamos, reforçamos nossa cultura de solidariedade, união, justiça social, respeito e proteção à classe trabalhadora.

Além disso, renovamos nossas bandeiras de luta por trabalho decente, correção da tabela do Imposto de Renda, redução dos juros, garantia de aposentadoria digna, igualdade salarial e pelo combustível do futuro, valorizando o trabalhador do futuro – garantindo dignidade, proteção social, direitos trabalhistas, previdenciários e sindicais.

Sergio Luiz Leite
Presidente da FEQUIMFAR e